Conhecendo a New Balance
A empresa fundada em 1909 veio para o Brasil na década de 80, mesma época em que começou a desenvolver a série 990 de tênis para corrida, um produto que revolucionou o mercado, já que oferecia estabilidade, flexibilidade e um suporte pioneiro em calçados esportivos.
A New Balance possui hoje cinco fábricas na região de New England, Estados Unidos, onde produz a linha "Made in USA" e uma unidade localizada no Reino Unido, onde é produzida a linha "Made in UK". Além de ser a única grande companhia que possui fábricas de calçados esportivos dentro dos Estados Unidos, no ano de 2013, foi registrado que 1 em cada 4 pares de calçados vendido nos Estados Unidos foi fabricado ou montado dentro dos EUA.
Origem da New Balance
A New Balance foi fundada em 1906 em Boston, por William Riley, um imigrante britânico. A princípio a empresa produzia calçados e palmilhas ortopédicas, tudo sob prescrição médica. O primeiro produto feito pela empresa foi uma palmilha reforçada com três suportes, com o objetivo de alcançar maior conforto e equilíbrio, daí veio o nome "New Balance".
Visando expandir os negócios, em 1934, William firmou uma parceria com um de seus revendedores, Arthur Hall, que começou a vender os calçados New Balance para outros mercados, como policiais, bombeiros e garçons, profissões que exigiam muitas horas em pé.
O primeiro tênis de corrida da empresa foi feito em 1938. Em 2015, a empresa comprou a marca Warrior Sports, que faz equipamentos.
Curiosidades e um pouco mais sobre a New Balance
O conhecido sistema de numeração dos modelos de tênis New Balance, teve sua origem a um homem chamado Arthur Heckler. Heckler escolheu dar números aos calçados ao invés de dar nomes porque assim poderia dar ênfase à filosofia da empresa, e não a um calçado em especial. Até hoje essa filosofia é conservada, já que os calçados continuam a ser relacionados com números e modelos são aperfeiçoados para incorporar novas tecnologias e novos designs.
Pensava-se, antigamente, que o sistema de numeração adotado pela empresa se referia ao preço sugerido do calçado. O Tracker 320 custava US$ 32 e o 990 era vendido por US$ 99.